Falar menos e ouvir mais
Como citado por John Whitehead, antigo secretário de Estado e diretor do Banco de Investimento Goldman Sachs: “Quando se fala, diz-se apenas o que já se sabe, ou acha que sabe. Só se aprende quando se escuta.” Esta é uma premissa que deve ser seguida por todos os gestores líderes, sempre ouvir mais do que falar.
As respostas dadas devem ser sempre bem balizadas, estudadas e sinceras, de forma alguma tendenciosas, pois revelações precipitadas acabam gerando desconforto e descrédito.
Antes das tomadas de decisão é fundamental solicitar a opinião do time de colaboradores, sempre mantendo a mente aberta e propiciando espaço para a inclusão das boas idéias nos projetos em desenvolvimento.
Também um pouco de humildade ajuda, isto não quer dizer submissão e sim compreensão.
Palavras de Warren Buffet
Warren Buffet, um dos maiores investidores do mundo dizia sempre aos acionistas após um ano ruim: ” No todo, vocês estariam melhor se eu sempre tivesse ido ao cinema no horário da bolsa.”
Dois ouvidos e uma boca – a própria natureza desenvolveu este biótipo. Assim sendo, a audição pode ser uma ferramenta a ser aplicada com muita eficiência, desde que saibamos utilizá-la com sabedoria.
Longos discursos são armas empregadas por grandes figuras, que preferem impor seus pensamentos utilizando uma verborréia que significa o uso frequente de palavras para expressar algo sem importância ou sem conteúdo.
No seio das organizações, constantemente tenho me deparado com gestores que utilizam sem parcimônia a verborragia, ou seja, são compulsivos falastrões que acabam causando grandes desastres junto aos seus colaboradores por serem impositivos e compulsivos na arte da comunicação verbal.
Desta forma, o fato de possuirmos dois ouvidos e uma boca, de certa maneira sinaliza que ouvir é tão importante como falar e sabendo dosar, nossa percepção do ambiente empresarial pode ser maximizada, o que por certo pode trazer ganhos para o sucesso do negócio. Já dizia o velho ditado: “Quem muito fala dá bom dia para cavalo.”
Finalizando, cito um texto bíblico de Tiago 1:19 – “Portanto meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”