«

»

maio 25

Gestores globais

 

Gestores globais

A excelência é alcançada quando gestores globais conseguem disseminar a cultura técnica e organizacional das empresas que comandam.

Peregrinar pelos quatro cantos da terra é uma obrigação para quem quiser energizar seu time, transmitindo informações e aprendendo com sua base de colaboradores.

O olho na bola é fundamental para o conjunto da obra, à distância, ninguém controla nada e as informações geralmente chegam ao staff totalmente distorcidas.

Mesmo no médio clero, nos departamentos, divisões e seções é importante o contato pessoal com os empregados. O olho no olho facilita a comunicação e deixa a relação funcional mais azeitada.

Quem não aparece não é lembrado.

Este detalhe também é válido para fornecedores e clientes que devem estar sempre em contato com seus partners.

Conforme tenho citado nos meus artigos, o foco no cliente se faz necessário e os valores e normas da organização devem ser passados e repassados constantemente para que haja uma perfeita integração entre a base da pirâmide empresarial e seus dirigentes.

Itens como respeito à hierarquia, liberdade de expressão, eliminação da autocracia, comunicação fácil, acessibilidade, transparência, abertura e muita ética, fazem com que o corpo funcional seja saudável e produtivo.

Eliminar a burocracia interna, respeitar o meio ambiente, evitar desperdícios, incentivar a criatividade e inovação, valorizar o time, educar seus colaboradores, incentivar a prática de atividades físicas e proporcionar atividades culturais, podem auxiliar bastante no resultado final esperado.

Alguns exemplos interessantes podem ser observados nas empresas da costa leste dos EUA, ninho das empresas de tecnologia mais valorizadas do globo.

Nessas organizações globais, além do foco no cliente, muitos benefícios são proporcionados para os colaboradores, o que aumenta o vínculo empresa x empregado, transformando esses mega conglomerados em ambientes favoráveis a criatividade e inovação; locais que todos os jovens querem trabalhar.

O Google é famoso por disponibilizar inúmeros benefícios, tais como: quadras esportivas, serviços de massagem, academias de ginástica, corte gratuito de cabelo, lavanderia e um cardápio diferenciado preparado por chefs gourmets totalmente grátis.

Nas sextas feiras os colaboradores participam de um happy hour com petiscos e cerveja gratuita.  A família também é agraciada com benefícios tais como creches, cobertura no seguro saúde, três meses de licença maternidade e 500 dólares de crédito para o recém nascido.

Não existe fórmula mágica para gestão,o que predomina sempre é o bom senso das suas cabeças pensantes. Observamos que existe uma nítida correlação entre o sucesso da empresa e uma boa gestão por parte dos líderes.

Muitas vezes até mesmo por aposentadoria compulsória por idade, muitos gestores de sucesso ao deixarem suas organizações causam enormes estragos, justamente pela falta da figura viva que alavancava e propiciava o sucesso da empresa.

Cito como exemplo o case de John Browne, um dos mais renomados CEOs dos últimos tempos, maior líder da BP (British Petroleum) entre os anos 1995 a 2007. Seu estilo de gestão foi calcado na solução de problemas e pela captação e retenção de talentos, sem ser autocrático.

Com a aposentadoria de um de seus principais assessores de nome Rodney Chase, um competente CEO adjunto, depois de 38 anos de trabalho na BP criou se uma enorme lacuna gerencial que demorou anos para ser refeita.

Desta forma é importante que líderes saiam das suas bases e de seus confortáveis escritórios e procurem adotar a prática do corpo a corpo com seus colaboradores.

Finalizando este artigo, algumas citações:

“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível e, de repente, você estará fazendo o impossível.”  São Francisco de Assis

“Toda empresa tem duas estruturas organizacionais. Uma é a que está escrita. A outra é o relacionamento diário com seus funcionários. ”  Haolda Genen e Alvin Moscow

“Toda empresa precisa de gente que erra que não tem medo de errar e que aprenda com o erro.”  Bill Gates 

“Líder é aquele que tem infinita necessidade dos outros.”  Antoine de Saint-Exupéry

“Somente uma vida a serviço dos demais vale a pena ser vivida.”  Albert Einstein

“Numa sociedade com base no conhecimento, por definição é necessário que você seja estudante a vida toda.”  Tom Peters

“Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.”  Peter Drucker

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras de Inovação e Criatividade

www.vitaleweb.com.br

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>