«

»

ago 25

Excesso de fios nos postes é tema de palestra na Câmara de Engenharia Elétrica

Excesso de fios nos postes é tema de palestra na Câmara de Engenharia Elétrica

O excesso de fios nos postes tem sido um problema recorrente. Empresas de telecomunicações utilizam infraestrutura compartilhada das concessionárias de energia para instalação de fibra óptica, resultando em um cenário de falta de fiscalização e normatização insuficiente. Além da poluição visual, há registros de incidentes graves, como incêndios causados por curtos-circuitos e até mesmo queda de postes pelo excesso de peso.

Para aprofundar o debate, a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-MG (CEEE) contou com a participação do engenheiro Marcius Vitale, especialista em infraestrura de telecomunicações, na reunião realizada em 20 de junho de 2024. Marcius abordou os principais desafios trazidos pelo compartilhamento de infraestrutura.  “A expansão do mercado de telecom nos últimos anos trouxe novas problemáticas de infraestrutura no setor. O espaço nos postes que hoje os provedores disputam para instalação de cabos não é mais suficiente para atender às demandas. E as redes subterrâneas também estão congestionadas”, disse Marcius Vitale.

Contribuições do Sistema Confea/Crea

A partir da apresentação, a  CEEE iniciou estudos para elaboração de uma decisão sobre o assunto. 

“O objetivo é estabelecer diretrizes técnicas e normas para o planejamento, instalação e manutenção do cabeamento óptico, orientando e fiscalizando os profissionais envolvidos nessas atividades”, explicou o conselheiro da CEEE, engenheiro eletricista Bruno de Oliveira Monteiro.

Ele lembrou que o cabeamento óptico é essencial para fornecer acesso à internet de alta velocidade e outros serviços de telecomunicações em áreas urbanas. “Uma rede de fibra óptica bem planejada e implementada pode melhorar a conectividade da população”, afirmou.

Segundo o coordenador da CEEE, engenheiro eletricista de segurança do trabalho Jader Custódio de Farias, o Crea-MG precisa participar das discussões de políticas públicas relacionadas à infraestrutura de telecomunicações nas cidades, juntamente com órgãos governamentais e concessionárias. Além disso, o Conselho pode incentivar e apoiar capacitações e disseminar conhecimento técnico entre os profissionais da área.

Adriana Rocha – Portal CREA MG – 09 de Julho de 2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>