A conferência técnica integra conceitos fundamentais às boas práticas de implantação, fiscalização e aceitação de infraestrutura de redes de telecomunicações urbana
Engenheiro, especializado em Infraestrutura de Telecomunicações, presidente da Adinatel – Associação dos Diplomados do Inatel e CEO da Vitale Consultoria, são apenas algumas das atribuições no vasto currículo do experiente consultor Marcius Vitale, um dos principais palestrantes da 7ª edição virtual da FTTH Meeting, conferência voltada aos provedores de Internet (ISPs) e que ocorre entre os dias 15 e 16 de dezembro, de forma virtual e totalmente gratuita.
A explanação do consultor, que terá como foco a implantação, fiscalização e aceitação das redes aéreas e subterrâneas nas cidades brasileiras, destaca a importância do país ter uma visão de longo prazo quando o assunto é telecomunicações.
Vitale destaca que uma boa gestão é fundamental para a melhoria do cenário, “Com o volume avassalador de ocupação nos postes e no subterrâneo é cada vez mais comum observarmos a saturação dos espaços disponibilizados, desordenando a infraestrutura urbana de telecomunicações e impactando na qualidade dos serviços prestados aos consumidores”.
Ele comenta que, a falta de planejamento além de prejudicar os serviços de manutenção impede a implantação de novos projetos e pode ocasionar acidentes, expondo a vida de técnicos e da população que reside ou transita próximo aos locais.
Ainda segundo Vitale, diversas alternativas são estudadas para melhorar este cenário, mas sem conhecimento embasado na Engenharia e expertise em Infraestrutura Urbana de Telecomunicações quase nada pode ser feito, pois a implantação da infraestrutura de redes demanda o apoio de uma fiscalização bem treinada, seguindo rígidas normas e padrões técnicos da Engenharia e da Segurança no Trabalho, por isso a importância desse tipo de conferência como o FTTH Meeting.
Visando contribuir com essas melhorias, ações estão sendo desenvolvidas em conjunto com outros experientes especialistas em infraestrutura de redes, de forma a propiciar a regularização progressiva de itens relativos ao ordenamento e compartilhamento dos cabos nos postes e do subterrâneo nas vias públicas. “Uma implantação mal sucedida utilizando pessoal não treinado e produtos não certificados, fatalmente irá gerar uma série de problemas. Trabalhamos para minimizar isso ao longo dos próximos anos, elaborando soluções técnicas que possam ser aplicadas, finaliza.
Vale salientar que o especialista participou de projetos de implantação e manutenção de redes em diversos estados brasileiros, dirigiu quatro importantes empreiteiras e coordenou projetos de implantação e manutenção de infraestrutura de redes em várias operadoras estaduais de telecomunicações, no período anterior à privatização do setor. Na antiga Holding Telebrás, além da gestão da área de certificação de produtos e equipamentos, controlou, juntamente com sua equipe técnica, o desempenho das empreiteiras que realizaram serviços para as 28 operadoras estaduais existentes na época.
Mais Informações:
Os interessados em participar podem se inscrever em: www.ftthmeeting.com.br.
Boox Comunicação – helydagomes@booxcomunicacao.com.br