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mar 23

Marketing 4.0 / Internet das Coisas – IoT / Rádio Peão Digital – Parte 01

Marketing 4.0 / IoT – Internet das Coisas /

Rádio Peão Digital 

Por Marcius Vitale

Parte 01

Mudanças no mundo digital ocorrem todos os dias, temos que ficar antenados para não perdermos o bonde da história.

A evolução dos procedimentos migrou do Marketing 1.0 (centrado no produto) para o Marketing 2.0 (voltado para o consumidor) e atualmente observamos que o marketing está focado no ser humano, ao qual damos a denominação de Marketing 3.0.

O Marketing 1.0 nasceu com a produção em massa de produtos dentro da revolução industrial, na qual o objeto principal era o produto. Outro fato relevante na época é que a concorrência era pífia e o mercado consumidor estava aflorando.

O Marketing 2.0 foi impulsionado pela era de informação associado com a evolução da televisão, importante veículo de comunicação que auxiliava os consumidores na escolha do que adquirir, definindo suas preferências.

Naquela época a concorrência ficou mais efetiva e a disputa por espaço junto aos consumidores foi incrementada, era fundamental o conhecimento da ciência do consumo.

Nascimento do Marketing 3.0

Para o Marketing 3.0, que nasceu na virada do século XX para o XXI, o foco é o indivíduo, mais especificamente a sua alma. É o marketing humanizado (coração, espírito e mente), criando desta maneira serviços e produtos que adotem e satisfaçam os valores humanos exigidos com a criação de vínculos emocionais com o usuário.

Empresas mais humanas, sustentáveis e com valores aderentes e próximos dos seus consumidores são itens fundamentais para a navegação no mar da tecnologia digital.

Na última década, profissionais da área de marketing espalhados pelo mundo buscaram incansavelmente uma continuidade para o chamado Marketing 3.0.

Um fator que está colaborando com o nascimento de novos procedimentos é a convergência tecnológica, que agrega o marketing digital ao marketing convencional.

Com os meios de comunicação integrados, observamos que o envolvimento das pessoas é intenso e as exigências por produtos e serviços exclusivos já é uma evidência, pois o consumidor procura por produtos e serviços sob medida.

Esses fatos estão conduzindo a uma evolução do Marketing 3.0, para o nascimento do Marketing 4.0, que visa atender as necessidades de adaptação e exigências dos consumidores deste novo momento da economia digital.

Os novos conceitos exigem que profissionais de marketing consigam dirigir os clientes nestas novas estradas, desde a fase de conhecimento dos produtos e serviços até se tornarem os embaixadores da marca.

Segundo Kotler: “A base de sustentação do marketing 4.0 são: Google, Redes Sociais e Serviços”.

O Google é sem dúvida nenhuma a nova bíblia da mídia, tendo revolucionado a forma de pesquisa e busca de informações sobre todos os assuntos. Com conteúdos bem elaborados e criados na nova linguagem web, as possibilidades são grandes para quem quer colocar a bola na frente do gol, destacando a marca da sua empresa, atraindo mais atenção para seus serviços e produtos.

É avassalador o poder que as redes sociais tem de influenciar na divulgação e tomada de posição dos consumidores. Grupos de convivência reproduzem online em tempo real suas preferências pessoais que são compartilhadas numa escala inimaginável mundialmente.

Influenciadores digitais, personagens desse universo, estão presentes e utilizam com muita propriedade os canais digitais que impulsionam marcas, exercendo forte poder de envolvimento junto aos consumidores no seu negócio.

Técnicas de divulgação estão sendo criadas a cada dia e as informações sobre seu business devem ser claras e objetivas, afim de despertarem o interesse e atenção dos clientes, que cada vez é menor devido a grande diversidade de ofertas.

O importante é conseguir despertar o interesse das novas gerações para estabelecermos um diálogo e fidelizá-los.

Se não está no Google, não existe, por isso é importante que você tenha uma boa assessoria em marketing digital para não ficar a margem da estrada.

Consumidores Digitais

Um outro fator relevante nos dias atuais é o segmento de prestação de serviços. Com o advento da internet, a disponibilização de aplicativos tem aumentado com uma progressão nunca antes imaginada, facilitando sobremaneira a vida dos consumidores digitais.

Desde uma simples carona, como em compras online, reserva de hotéis, delivery e saúde à distância, esses aplicativos estão ganhando espaço e revolucionando segmentos tradicionais de mercado.

Nos serviços de consumo de massa é que observamos mais nitidamente a importância desses novos aplicativos.

 

Citação de Philip Kotler

“O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro”.

Fonte – Marketing 4.0 Do tradicional ao Digital                           O Marketing 4.0 foi criado pelos mestres Philip Kotler (Pai do Marketing), Hermawan Kartajaya e Ivan Setiawan.

Rádio Peão Digital – www.marciusvitale.com.br postado em 09/janeiro/2012

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais

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