Marketing 4.0 / IoT – Internet das Coisas /
Rádio Peão Digital
Por Marcius Vitale
Parte 01
Mudanças no mundo digital ocorrem todos os dias, temos que ficar antenados para não perdermos o bonde da história.
A evolução dos procedimentos migrou do Marketing 1.0 (centrado no produto) para o Marketing 2.0 (voltado para o consumidor) e atualmente observamos que o marketing está focado no ser humano, ao qual damos a denominação de Marketing 3.0.
O Marketing 1.0 nasceu com a produção em massa de produtos dentro da revolução industrial, na qual o objeto principal era o produto. Outro fato relevante na época é que a concorrência era pífia e o mercado consumidor estava aflorando.
O Marketing 2.0 foi impulsionado pela era de informação associado com a evolução da televisão, importante veículo de comunicação que auxiliava os consumidores na escolha do que adquirir, definindo suas preferências.
Naquela época a concorrência ficou mais efetiva e a disputa por espaço junto aos consumidores foi incrementada, era fundamental o conhecimento da ciência do consumo.
Nascimento do Marketing 3.0
Para o Marketing 3.0, que nasceu na virada do século XX para o XXI, o foco é o indivíduo, mais especificamente a sua alma. É o marketing humanizado (coração, espírito e mente), criando desta maneira serviços e produtos que adotem e satisfaçam os valores humanos exigidos com a criação de vínculos emocionais com o usuário.
Empresas mais humanas, sustentáveis e com valores aderentes e próximos dos seus consumidores são itens fundamentais para a navegação no mar da tecnologia digital.
Na última década, profissionais da área de marketing espalhados pelo mundo buscaram incansavelmente uma continuidade para o chamado Marketing 3.0.
Um fator que está colaborando com o nascimento de novos procedimentos é a convergência tecnológica, que agrega o marketing digital ao marketing convencional.
Com os meios de comunicação integrados, observamos que o envolvimento das pessoas é intenso e as exigências por produtos e serviços exclusivos já é uma evidência, pois o consumidor procura por produtos e serviços sob medida.
Esses fatos estão conduzindo a uma evolução do Marketing 3.0, para o nascimento do Marketing 4.0, que visa atender as necessidades de adaptação e exigências dos consumidores deste novo momento da economia digital.
Os novos conceitos exigem que profissionais de marketing consigam dirigir os clientes nestas novas estradas, desde a fase de conhecimento dos produtos e serviços até se tornarem os embaixadores da marca.
Segundo Kotler: “A base de sustentação do marketing 4.0 são: Google, Redes Sociais e Serviços”.
O Google é sem dúvida nenhuma a nova bíblia da mídia, tendo revolucionado a forma de pesquisa e busca de informações sobre todos os assuntos. Com conteúdos bem elaborados e criados na nova linguagem web, as possibilidades são grandes para quem quer colocar a bola na frente do gol, destacando a marca da sua empresa, atraindo mais atenção para seus serviços e produtos.
É avassalador o poder que as redes sociais tem de influenciar na divulgação e tomada de posição dos consumidores. Grupos de convivência reproduzem online em tempo real suas preferências pessoais que são compartilhadas numa escala inimaginável mundialmente.
Influenciadores digitais, personagens desse universo, estão presentes e utilizam com muita propriedade os canais digitais que impulsionam marcas, exercendo forte poder de envolvimento junto aos consumidores no seu negócio.
Técnicas de divulgação estão sendo criadas a cada dia e as informações sobre seu business devem ser claras e objetivas, afim de despertarem o interesse e atenção dos clientes, que cada vez é menor devido a grande diversidade de ofertas.
O importante é conseguir despertar o interesse das novas gerações para estabelecermos um diálogo e fidelizá-los.
Se não está no Google, não existe, por isso é importante que você tenha uma boa assessoria em marketing digital para não ficar a margem da estrada.
Consumidores Digitais
Um outro fator relevante nos dias atuais é o segmento de prestação de serviços. Com o advento da internet, a disponibilização de aplicativos tem aumentado com uma progressão nunca antes imaginada, facilitando sobremaneira a vida dos consumidores digitais.
Desde uma simples carona, como em compras online, reserva de hotéis, delivery e saúde à distância, esses aplicativos estão ganhando espaço e revolucionando segmentos tradicionais de mercado.
Nos serviços de consumo de massa é que observamos mais nitidamente a importância desses novos aplicativos.
Citação de Philip Kotler
“O mais importante é prever para onde os clientes estão indo e chegar lá primeiro”.
Fonte – Marketing 4.0 Do tradicional ao Digital O Marketing 4.0 foi criado pelos mestres Philip Kotler (Pai do Marketing), Hermawan Kartajaya e Ivan Setiawan.
Rádio Peão Digital – www.marciusvitale.com.br postado em 09/janeiro/2012
Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais