«

»

mar 23

Marketing 4.0 / Internet das Coisas – IoT / Rádio Peão Digital – Parte 02

Marketing 4.0 / IoT – Internet das Coisas /

Rádio Peão Digital

Por Marcius Vitale

Parte 02

Marketing 4.0 – A evolução

Com o advento do Marketing 4.0, que está vindo com a inclusão digital, temos o acesso facilitado à tecnologia para uma enorme massa de consumidores, facilitando a forma de compra de produtos e serviços.

A cadeia de valor está cada vez mais horizontal, eliminando intermediários e deixando o consumidor cara a cara com o fornecedor, bastando apenas um toque. No dispositivo.

As constantes trocas de informações entre consumidores, assim como, entre o produtor e consumidor faz com que o processo de horizontalização seja efetivo num ato de cocriação que beneficia ambos os lados.

Atualmente o consumidor consegue ter uma relação íntima e pessoal com o que adquire, fazendo com que a marca faça parte da sua vida e de seus valores.

Rádio Peão Digital

A velha Rádio Peão, que era considerada a transmissão boca a boca de informações dentro da sociedade e organizações tomou corpo, hoje temos a Rádio Peão Digital, que utiliza a força das redes sociais para a divulgação dos seus sentimentos e observações.

Foi criada a figura dos advogados das marcas que cuidam da divulgação de informações pelo meio digital, conforme citei, utilizando a radio peão digital, relatando suas experiências do mundo analógico (tradicional) quanto na busca de referências digitais para escolherem produtos e serviços.

Algumas características do Marketing 4.0:

– Integração do marketing analógico (tradicional) com o marketing digital.

– Atua sobre os consumidores que navegam com menos tempo e com maior distração.

– É um marketing multicanal.

– Oferece maior interação com as experiências do consumidor.

– Favorece a ligação entre a marca e o consumidor.

– Facilita a análise de dados específicos coletados, para a realização de um planejamento de ações.

– Facilita a análise comportamental dos consumidores.

– Facilita a utilização de aplicativos online e mobile.

Em algumas regiões a internet tem uma visibilidade maior que a mídia televisiva, com uma vantagem, em torno dela são criadas comunidades com interesses convergentes.

As comunidades se bem trabalhadas, devem ser exploradas, tornando-se um excelente canal para divulgação de produtos e serviços, utilizando a rede de amigos, família, fãs e seguidores.

Influenciadores

A recente figura nascida no meio digital, denominada influenciadores podem ajudar ou enterrar uma marca, pois postam na internet os produtos, serviços e marcas que estão alinhados com seu estilo de vida e comportamento.

Torna-se evidente que as técnicas do Marketing 4.0 levam em conta o ser humano, seus sentimentos, condições sociais, novos aplicativos, comunidades, ecologia, sustentabilidade e outros aspectos correlatos.

A utilização massiva de novas soluções online e aplicativos, corroboram com uma enorme massa de consumidores que correm contra o tempo, facilitando suas vidas, realizando levantamentos em tempo real de assuntos de seu interesse particular e uma troca de informações sobre assuntos específicos.

Outro fator relevante é que o marketing tradicional deve conviver intimamente com o digital.

As antigas técnicas do marketing tradicional devem ser modernizadas e adaptadas com as recentes ferramentas digitais.

A interação com as comunidades é facilitada de forma direta, aberta e transparente com a utilização dessas novas ferramentas disponíveis no mercado.

Maior Transparência

Transparência é a palavra-chave, pela qual a interatividade é necessária para estreitar os laços emocionais entre as partes, cujos resultados podem ser mensurados junto ao consumidor, facilitando as tomadas de decisão do fornecedor.

Mostrar a cara em diferentes canais tem a importante função de facilitar, sem muito esforço, a captura dos seus produtos e serviços em qualquer lugar, onde os clientes se encontrem.

Mesmo utilizando diversos canais, a comunicação deve ser contextualizada e adaptada para se adequar ao que é esperado naquela plataforma escolhida para divulgação.

Outro fator importante é que no conteúdo a ser divulgado, seja enfatizado a cara da sua marca com todas as suas características, facilitando que o consumidor descubra que suas ofertas, atendem totalmente seus anseios e expectativas.

Leads

Ser referência no seu segmento é fundamental para a geração de leads, que é um potencial consumidor de uma marca que demonstra interesse em consumir o seu produto e serviço.

Os conteúdos criados deverão ser utilizados nas campanhas para divulgação, nos inúmeros canais de comunicação, tais como: Blogs, Fanpage do Facebook, Instagram, LinkedIn, e mesmo na mídia impressa.

Daqui para frente as novas técnicas do marketing, passaram a ter caráter mais envolvente e pessoal com os clientes.

A adesão do consumidor à sua marca é calcada na agregação de valores reais na vida do mesmo, ele vestirá sua marca e  será um propagandista do que você oferece ao mercado, sendo considerado um advogado de defesa dos seus produtos e serviços.

IoT – Internet das Coisas

A tendência natural da evolução tecnologia, com o nascimento da IoT – Internet das Coisas, é que tudo vai estar conectado em tempo real em todos os lugares do mundo.

Sendo assim, a nova postura do Marketing 4.0 diante dessa evolução, é propiciar a adesão maciça consciente de novos consumidores à sua marca, utilizando canais bidirecionais de comunicação que trocam informações online, em tempo real o tempo todo. Os usuários deixaram de ser passivos para se tornarem ativos, ganhando uma voz no universo da comunicação digital em espaços fora da dominação das empresas.

Finalizando: A integração destas novas tecnologias de mídia digital, somadas com a facilidade de acesso dos usuários a rede mundial de computadores, com a criação de canais de comunicação  híbridos, formação de comunidades digitais, integração do marketing on e off, rádio peão digital,  inbound marketing mais o advento da IoT – Internet das Coisas, faz com que um acompanhamento contínuo do cenário seja realizado no dia a dia para um aprendizado desse novo movimento denominado Marketing 4.0. Não existe receita de bolo pronta, um novo cenário está sendo construído e não temos gurus que possam prever o futuro, assim sendo, é importante ter visão futura e a humildade de estarmos aprendendo um pouco a cada dia.

O atendimento aos anseios dos clientes, deverá demandar muito conhecimento específico, estudos profundos do relacionamento humano nesses novos tempos e a preparação das empresas aos novos modelos de negócios no mundo da integração total de produtos e serviços com a massificação da IoT.

Citação de Philip Kotler

“As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram”.

Fonte – Marketing 4.0 Do tradicional ao Digital                           O Marketing 4.0 foi criado pelos mestres Philip Kotler (Pai do Marketing), Hermawan Kartajaya e Ivan Setiawan.

Rádio Peão Digital – www.marciusvitale.com.br postado em 09/janeiro/2012

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>