Marketing 4.0 / IoT – Internet das Coisas /
Rádio Peão Digital
Por Marcius Vitale
Parte 02
Marketing 4.0 – A evolução
Com o advento do Marketing 4.0, que está vindo com a inclusão digital, temos o acesso facilitado à tecnologia para uma enorme massa de consumidores, facilitando a forma de compra de produtos e serviços.
A cadeia de valor está cada vez mais horizontal, eliminando intermediários e deixando o consumidor cara a cara com o fornecedor, bastando apenas um toque. No dispositivo.
As constantes trocas de informações entre consumidores, assim como, entre o produtor e consumidor faz com que o processo de horizontalização seja efetivo num ato de cocriação que beneficia ambos os lados.
Atualmente o consumidor consegue ter uma relação íntima e pessoal com o que adquire, fazendo com que a marca faça parte da sua vida e de seus valores.
Rádio Peão Digital
A velha Rádio Peão, que era considerada a transmissão boca a boca de informações dentro da sociedade e organizações tomou corpo, hoje temos a Rádio Peão Digital, que utiliza a força das redes sociais para a divulgação dos seus sentimentos e observações.
Foi criada a figura dos advogados das marcas que cuidam da divulgação de informações pelo meio digital, conforme citei, utilizando a radio peão digital, relatando suas experiências do mundo analógico (tradicional) quanto na busca de referências digitais para escolherem produtos e serviços.
Algumas características do Marketing 4.0:
– Integração do marketing analógico (tradicional) com o marketing digital.
– Atua sobre os consumidores que navegam com menos tempo e com maior distração.
– É um marketing multicanal.
– Oferece maior interação com as experiências do consumidor.
– Favorece a ligação entre a marca e o consumidor.
– Facilita a análise de dados específicos coletados, para a realização de um planejamento de ações.
– Facilita a análise comportamental dos consumidores.
– Facilita a utilização de aplicativos online e mobile.
Em algumas regiões a internet tem uma visibilidade maior que a mídia televisiva, com uma vantagem, em torno dela são criadas comunidades com interesses convergentes.
As comunidades se bem trabalhadas, devem ser exploradas, tornando-se um excelente canal para divulgação de produtos e serviços, utilizando a rede de amigos, família, fãs e seguidores.
Influenciadores
A recente figura nascida no meio digital, denominada influenciadores podem ajudar ou enterrar uma marca, pois postam na internet os produtos, serviços e marcas que estão alinhados com seu estilo de vida e comportamento.
Torna-se evidente que as técnicas do Marketing 4.0 levam em conta o ser humano, seus sentimentos, condições sociais, novos aplicativos, comunidades, ecologia, sustentabilidade e outros aspectos correlatos.
A utilização massiva de novas soluções online e aplicativos, corroboram com uma enorme massa de consumidores que correm contra o tempo, facilitando suas vidas, realizando levantamentos em tempo real de assuntos de seu interesse particular e uma troca de informações sobre assuntos específicos.
Outro fator relevante é que o marketing tradicional deve conviver intimamente com o digital.
As antigas técnicas do marketing tradicional devem ser modernizadas e adaptadas com as recentes ferramentas digitais.
A interação com as comunidades é facilitada de forma direta, aberta e transparente com a utilização dessas novas ferramentas disponíveis no mercado.
Maior Transparência
Transparência é a palavra-chave, pela qual a interatividade é necessária para estreitar os laços emocionais entre as partes, cujos resultados podem ser mensurados junto ao consumidor, facilitando as tomadas de decisão do fornecedor.
Mostrar a cara em diferentes canais tem a importante função de facilitar, sem muito esforço, a captura dos seus produtos e serviços em qualquer lugar, onde os clientes se encontrem.
Mesmo utilizando diversos canais, a comunicação deve ser contextualizada e adaptada para se adequar ao que é esperado naquela plataforma escolhida para divulgação.
Outro fator importante é que no conteúdo a ser divulgado, seja enfatizado a cara da sua marca com todas as suas características, facilitando que o consumidor descubra que suas ofertas, atendem totalmente seus anseios e expectativas.
Leads
Ser referência no seu segmento é fundamental para a geração de leads, que é um potencial consumidor de uma marca que demonstra interesse em consumir o seu produto e serviço.
Os conteúdos criados deverão ser utilizados nas campanhas para divulgação, nos inúmeros canais de comunicação, tais como: Blogs, Fanpage do Facebook, Instagram, LinkedIn, e mesmo na mídia impressa.
Daqui para frente as novas técnicas do marketing, passaram a ter caráter mais envolvente e pessoal com os clientes.
A adesão do consumidor à sua marca é calcada na agregação de valores reais na vida do mesmo, ele vestirá sua marca e será um propagandista do que você oferece ao mercado, sendo considerado um advogado de defesa dos seus produtos e serviços.
IoT – Internet das Coisas
A tendência natural da evolução tecnologia, com o nascimento da IoT – Internet das Coisas, é que tudo vai estar conectado em tempo real em todos os lugares do mundo.
Sendo assim, a nova postura do Marketing 4.0 diante dessa evolução, é propiciar a adesão maciça consciente de novos consumidores à sua marca, utilizando canais bidirecionais de comunicação que trocam informações online, em tempo real o tempo todo. Os usuários deixaram de ser passivos para se tornarem ativos, ganhando uma voz no universo da comunicação digital em espaços fora da dominação das empresas.
Finalizando: A integração destas novas tecnologias de mídia digital, somadas com a facilidade de acesso dos usuários a rede mundial de computadores, com a criação de canais de comunicação híbridos, formação de comunidades digitais, integração do marketing on e off, rádio peão digital, inbound marketing mais o advento da IoT – Internet das Coisas, faz com que um acompanhamento contínuo do cenário seja realizado no dia a dia para um aprendizado desse novo movimento denominado Marketing 4.0. Não existe receita de bolo pronta, um novo cenário está sendo construído e não temos gurus que possam prever o futuro, assim sendo, é importante ter visão futura e a humildade de estarmos aprendendo um pouco a cada dia.
O atendimento aos anseios dos clientes, deverá demandar muito conhecimento específico, estudos profundos do relacionamento humano nesses novos tempos e a preparação das empresas aos novos modelos de negócios no mundo da integração total de produtos e serviços com a massificação da IoT.
Citação de Philip Kotler
“As empresas ruins ignoram seus concorrentes, as medianas os copiam e as vencedoras os lideram”.
Fonte – Marketing 4.0 Do tradicional ao Digital O Marketing 4.0 foi criado pelos mestres Philip Kotler (Pai do Marketing), Hermawan Kartajaya e Ivan Setiawan.
Rádio Peão Digital – www.marciusvitale.com.br postado em 09/janeiro/2012
Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais