No ano de 1984 quando presidia a Associação Senta a Pua de Aeromodelismo em Brasília, desenvolvi um projeto inédito na época: Aeromodelos Rádio Controlados equipados com máquina fotográfica para serviços de Aerofotogrametria.
O projeto desenvolvido, pode ser considerado o pioneiro no Brasil na obtenção de imagens tiradas por um veículo aéreo não tripulado, o princípio dos modernos Drones.
A matéria intitulada “O AEROMODELISMO A SERVIÇO DA AEROFOTOGRAMETRIA” foi publicada em 1984 na Revista Esporte Modelismo – Editora Aéro – Ano II – nº 14, com o conteúdo abaixo:
A simples instalação de um bom equipamento fotográfico em um aeromodelo rádio controlado é o suficiente para obtermos excelentes fotos aéreas, que podem ser comandadas do chão pelo piloto.
O presente artigo pretende mostrar o trabalho que esta sendo desenvolvido no Distrito Federal, relacionado à aerofotogrametria, utilizando aeromodelos rádio controlados. Esta experiência tem apresentado excelentes resultados e pode ser de grande valia na divulgação deste interessante esporte-hobby.
As fotografias aéreas são utilizadas na confecção de mapas topográficos de uma determinada região. Para a realização dessas fotos, utiliza-se costumeiramente, um avião dotado de câmeras especiais, as quais reproduzem fielmente a topografia do local fotografado. A esta operação dá-se o nome de aerofotogrametria.
No aeromodelismo, isto pode ser realizado com sucesso, simplesmente acoplando-se ao aeromodelo uma câmera fotográfica, controlada por um servo mecanismo independente.
Como Fotografar
Devemos em principio utilizar um aeromodelo que voe em velocidade reduzida e de forma estável, embora também a câmera possa ser instalada em planadores.
Em nossas fotos, o aeromodelo empregado é o Telemaster Senior, cuja envergadura é de aproximadamente 2,00 metros.
A câmera utilizada é a Ricoh Auto-Half, e as fotos são batidas com abertura 8 e velocidade 300, com filme de 400 asas. A grande vantagem deste tipo de câmera é a de podermos tirar até 10 fotos após a decolagem do modelo, sem termos que aterrar para avançar o filme, no caso de utilizarmos máquinas convencionais.
Para o disparo da máquina fotográfica, é utilizado o quinto canal do rádio, com um servo mecanismo independente para esta operação.
Para o acondicionamento da câmera e do servo mecanismo, construiremos um suporte, que deve ser afixado na lateral do modelo através de elásticos. O ponto ideal escolhido para fixação do conjunto é o centro de gravidade (CG) do modelo, sendo que a câmera deverá ser posicionada de modo a facilitar o enquadramento das fotos a serem batidas.
É bom salientar também que a câmera deverá ser colocada na lateral esquerda do modelo, fora do escapamento de gases e óleo do motor.