«

»

mar 02

5S: Limpe sua casa

lego-568039_1280

As cinco palavras mágicas japonesas que definem o conceito das técnicas do 5S, devem ser lidas, compreendidas e aplicadas na sua casa, trabalho, áreas de lazer etc…

Vamos a elas:   Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

Seiri: evite o que for desnecessário, ou senso de utilização. Separe aquilo que é realmente imprescindível ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou inútil, muitas vezes descartando coisas e melhorando o ambiente laboral.

Seiton: deixe tudo em ordem, ou senso de organização. Guarde tudo no seu lugar para poder encontrá-las quando necessário evitando-se desta forma o desperdício de tempo e energia.

Seiso: mantenha o ambiente limpo, ou senso de limpeza. Após ter descartado o desnecessário e deixado tudo em ordem, é necessário manter o local assim.

Seiketsu: zele pela saúde e higiene, ou senso de saúde e higiene. Além do local de trabalho é fundamental

 

Limpe a casa

O acúmulo de coisas velhas, projetos inacabados, tarefas não executadas, desorganização do seu local de trabalho, provocam um ambiente poluído, tanto mental como físico, não deixando que uma energia limpa seja sentida.

Para que o rio corra caudaloso sem obstáculos é necessário que parte do tempo seja utilizada para a organização do  ambiente laboral e limpeza da sua mente com pensamentos positivos. Para auxiliá-lo ouça uma boa música, leia um artigo interessante e pratique atividades físicas.

Aproveite o tempo

Mesmo no trânsito complicado das grandes cidades quando estamos pilotando nossos carros, podemos aproveitar o tempo para curtir uma boa programação sintonizando uma emissora de rádio ou mesmo reciclando e/ou aprendendo uma língua.

Uma das maneiras utilizadas para uma higienização do corpo, da mente e ambiente de trabalho é o conhecido 5S.

5S é a denominação  de administração japonesa de um método/filosofia, que propõe arranjos e ordenações de âmbito geral, mas que podem melhorar seu entorno quando aplicada com eficiência.

cuidarmos da higiene pessoal.

Shitsuke: disciplina, conceito pouco mais abrangente, incluindo também o caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado, mantendo sempre bons hábitos.

Pode parecer bastante simples, mas na verdade a filosofia 5S é baseada  em códigos japoneses de princípios morais não escritos, passados de geração para geração e plenamente incorporados à cultura japonesa,  em resumo são atitudes focadas em disciplina e harmonia – Bushido (lê-se) bushidô.

5S também é bastante útil para itens intangíveis do universo digital. Softwares instalados no computador, pesados arquivos armazenados em  Hd’s, limpeza da caixa postal são locais propícios para uma ação efetiva, deixando o ambiente clean.

Aquela velha máxima – “esconder o lixo para baixo do tapete” – não tem mais lugar no mundo novo. Limpe sua mente removendo pensamentos negativos e entulhos, assim como, higienize seu entorno utilizando as antigas técnicas japonesas do 5S. Siga em frente rumo ao sucesso e boa sorte!

Conteúdo preparado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>