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nov 26

Chefes mandões – não se deixe influenciar

 

Chefes mandões

É muito comum evidenciarmos a presença dos famigerados “chefes e líderes mandões”, autocráticos e muitas vezes irracionais. Como fazer para conviver com esses profissionais?

Geralmente esses personagens monopolizam a conversa e as decisões, impondo algumas vezes erroneamente, sua forma de pensar e agir.

Quem se manifesta primeiro tende a impor seus pensamentos e este é um ponto comum quando tratamos com mandões, também chamados de personalidade dominante.

Dicas importantes

Algumas dicas devem ser seguidas para que o efeito MANDÃO seja minimizado e dentre os principais pontos a serem observados enumeramos:

–       Nunca permita que sua fala seja interrompida, nem passe a palavra para terceiros antes da conclusão do seu conteúdo.

–       Caso você vá participar de algum encontro ou reunião importante, solicite antecipadamente para análise, o conteúdo a ser apresentado pelos demais participantes, assim como, os templates e slides que serão mostrados. É muito interessante que o tempo de apresentação de cada participante seja previamente discutido e acertado de comum acordo por todos os envolvidos do evento.

–       É conveniente que uma apresentação não se inicie com a personalidade dominante. Vale o alerta – quem fala primeiro assume o comando e tem mais poder. Sendo assim, como palestrante ou apresentador, assuma o comando e liderança fazendo sua apresentação em primeiro lugar, não importando se no ambiente existe um personagem mais dominante que você.

A regra obviamente não é rígida, mas é recomendado que o controle de uma apresentação esteja nas suas mãos, evitando que sua fala seja comprometida por algum chefe ou líder MANDÃO.

Efeito da terceira pessoa

Pessoas são influenciáveis, embora normalmente não considerem a si mesmos influenciáveis, mas frequentemente podem deparar com imposições emanadas por terceiros que através de palavras e imagens tentam afetar e tumultuar o ambiente.

O efeito da terceira pessoa é uma realidade, principalmente se você está alheio ao assunto que está sendo tratado.

Como exemplo: mesmo quando uma pessoa não está interessada em adquirir um bem e/ou serviço, e acredita que uma propaganda pela internet ou  televisão não o afetará, pesquisas demonstram que esta pessoa está realmente sendo induzida a compra.

Propagandas subliminares nos afetam de maneira inconsciente. Não temos a percepção que estamos sendo influenciados, pois internamente não gostamos de ser conduzidos e induzidos, por outrem. Caso fosse diferente estaríamos perdendo o controle da situação! O cérebro quer controlar o ambiente, como uma questão de sobrevivência. Creia! As pessoas podem ser persuadidas facilmente!

Portanto, não se deixe influenciar pela terceira pessoa ou por uma personalidade dominante, estando sempre atento ao ambiente em sua volta, tomando as rédeas e o controle nas reuniões e apresentações públicas.

Conteúdo preparado para o Projeto Tocando sua Empresa – Palestras Motivacionais

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