«

»

nov 12

Inovação em tempo de crise

 

Um time unido e bem liderado faz toda a diferença quando o assunto é inovação em tempo de crise.

Muitas vezes quem aparece como o salvador da pátria é o alto executivo, mas sabemos que sem o engajamento dos colaboradores totalmente comprometidos com a causa, nada acontece de novo.

James Hunter autor do best-seller “O monge e o executivo” cita que: “Liderança refere-se à habilidade de influenciar pessoas a trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como senso para o bem comum”. Portanto, time engajado resulta em sucesso alcançado!

De qualquer forma, sem um timoneiro seguro o barco não navega nas águas revoltas do mundo corporativo, assim é fundamental que programas de capacitação de líderes sejam implementados sistematicamente.

Outro ponto fundamental é a retenção dos talentos inovadores da empresa através de programas de incentivo e treinamento da mão de obra oferecendo aos colaboradores oportunidades de crescimento profissional.

GE exemplo a ser seguido

Uma organização mundial de primeiríssima linha é a GE, que tem uma grande preocupação com a formação de líderes inovadores, para tanto lançou nos últimos anos dois programas que mostram uma competência diferenciada digna de elogios.

Os dois programas focam em liderança e capacidade inovadora e possuem as denominações: Ecomagination e Healthymagination.

O primeiro citado, Ecomagination foi criado em 2005 tem sua fundamentação calcada numa plataforma de negócios para atendimento às crescentes demandas por eficiência energética dos clientes da companhia, e apresentam soluções integradas, sustentáveis e inovadoras. Por meio desse programa a GE enfatiza que o desempenho ambiental e financeiro podem e devem trabalhar de forma coordenada para incrementar o crescimento dos negócios. De forma simplificada observa-se que o Ecomagination se preocupa com o uso eficiente de energia e água, diminui a poluição ambiental e o consumo de combustíveis fósseis.

O outro programa, o Healthymagination foca na sustentabilidade mundial dos sistemas de saúde. A plataforma de negócios compromete-se a mudar sua abordagem em relação aos cuidados com a saúde e até 2015 irá lançar mais de cem inovações com foco centrado em três necessidades básicas: redução de custos, ampliação do acesso à saúde e uma melhoria na qualidade.

Algumas citações:

“Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou, uma decisão corajosa”            Peter Drucker.

“Nós continuamos seguindo em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas, porque somos curiosos…e a curiosidade continua nos conduzindo por novos caminhos” Walt Disney.

Conteúdo criado para o Projeto Tocando sua Empresa

Palestras Motivacionais       www.vitaleweb.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>