Brasília, 23 de junho de 2023
Integrantes do Grupo de Trabalho 5G do Confea se reuniram com representantes do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), nos dias 19 e 20 de junho. Na pauta, a proposta de parceria para capacitação profissional entre o Sistema Confea/Crea e a instituição de ensino e pesquisa especializada em telecomunicações e tecnologia da informação.
Segundo o coordenador-adjunto do GT, eng. eletric. Genilson Pavão, a cooperação poderá contribuir para o aprimoramento da fiscalização de infraestrutura na área de telecomunicações. “O objetivo é que o Inatel ofereça cursos especializados e programas de capacitação e ações de formação continuada apoiada pelo Sistema, a fim de atualizar e qualificar tanto os engenheiros registrados quanto os profissionais da fiscalização para lidar com os desafios impostos pelas novas tecnologias de telecomunicações, metaverso, gêmeos digitais, digital broadcast, fibras óticas e ainda tecnologia 5G e suas atualizações”, comentou o conselheiro federal após ser recepcionado pelo reitor doutor em Engenharia Elétrica, Carlos Nazaré Motta Marins.
De acordo com a proposta, a capacitação em educação continuada fornecerá aos profissionais de telecomunicações amplo conhecimento das normas técnicas estabelecidas pelas agências reguladoras, além de promover a inovação e o desenvolvimento contínuo do setor.
A iniciativa visa ainda garantir a qualidade e segurança das redes de telecomunicações no país, especialmente na etapa de implantação do 5G. “A presença do Confea na fiscalização da infraestrutura de telecomunicações é de extrema importância para o Brasil, pois garante que as instalações sejam realizadas por profissionais qualificados e em conformidade com as normas vigentes. Essa fiscalização abrange desde a verificação da qualificação dos profissionais responsáveis pela implantação até a análise das condições de segurança e qualidade dos equipamentos utilizados”, explicou Pavão.
O também integrante do GT 5G e presidente da ADINATEL – Associação Diplomados do Inatel, eng. eletric. Marcius Vitale, participou da reunião e acompanhou a visita aos laboratórios do campus. “É sempre bom estar de volta e ver a evolução do Inatel. Acredito que o instituto pode contribuir muito com o Confea”, disse Vitale.