«

»

jul 10

WORKSHOP – GRUPO 5G do CONFEA em São Paulo

O Inatel marcou presença no evento promovido pela TelComp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas e Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, na sexta-feira, dia 7, que debateu os desafios para a infraestrutura das redes de telecomunicações no Brasil. 

O gerente de projetos Leonardo Luciano de Almeida Maia, falou sobre 5G e 6G e o quanto estas tecnologias necessitam da infraestrutura de Telecomunicações. O evento contou também com o egresso e presidente da Associação de Ex-Alunos do Inatel (Adinatel), Marcius Vitale, membro do grupo de trabalho 5G do Confea.

Programa apresentado:

– Boa vinda aos participantes – Economista Luiz Henrique Barbosa – Presidente da Telcomp. 

– Abertura dos trabalhos – Engenheiro Jorge Bitencourt Conselheiro do Confea.

– Exercício Profissional em Telecomunicações, Nova lei de licitações, Compliance e Mitigações dos riscos nas atividades envolvendo Operadoras, Empresas Competitivas e ISPs – Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima Coordenador Nacional Adjunto CCEEE-CONFEA.

– Infraestrutura – Crítica de Telecomunicações – Ações para a implementação de melhorias da infraestrutura para atendimento as necessidades do 5G – Engenheiro Marcius Vitale – CEO da Vitale Consultoria, membro do GT 5G do Confea e Presidente da Adinatel. 

O tema apresentado pelo especialista, mostrou com dados precisos a situação atual da infraestrutura aérea e subterrânea de cabos de telecomunicações instalados em todo o Brasil. Por se tratar de um tema sensível para o sucesso da implantação do 5G no país, ressaltou diversas medidas que se adotadas, poderão minimizar os problemas hoje detectados na planta instalada e a importância no desenvolvimento de soluções topicalizadas que poderão ser adotadas nos próximos anos. Ressaltou também a importância do compartilhamento da infraestrutura entre os diversos atores envolvidos nos projetos, com a adoção de novas técnicas de compartilhamento.

– Fiscalização da infraestrutura aérea de telecomunicações utilizando IA – Inteligência Artificial – Engenheiro Cassio Sarmento Garcia – Desenvolvimento de Negócios & Arquiteto de Soluções da FITEC.

A apresentação do representante da FITec (Fundação para Inovações Tecnológicas) focou na solução para cadastro e fiscalização dinâmica de redes aéreas de telecomunicação, solução inovadora que utiliza algoritmos de visão computacional desenvolvidos por pesquisadores desta instituição para garantir a máxima eficiência e produtividade na fiscalização do correto uso dos postes para rede de acesso de telecom.

– Princípio das Redes 5G – 6G sob a óptica do INATEL – Engenheiro Professor Mestre em Engenharia de Telecomunicações do Inatel Leonardo Luciano de Almeida Maia.

Foi apresentado um breve histórico das redes comunicação móveis com foco nas redes 5G e as pesquisas para o 6G. Dois aspectos principais que impactam na infraestrutura da rede foram enfatizados: ondas milimétricas e tamanho das células “Macro  e Femto Células”. A flexibilidade exigida para o 5G trará grandes desafios para a instalação dos equipamentos de acesso pois serão necessários muitos equipamentos, devido a pequena área de cobertura nas ondas milimétricas Justamente nas áreas densamente povoadas, denso urbano, acredita-se que haverá a necessidade de se utilizar altas frequências com cobertura de dezenas ou centena de metros. A acomodação dos equipamentos necessários será um grande desafio, embora o tamanho dos equipamentos sejam bastante reduzidos em comparação com os equipamentos de acesso das gerações anteriores.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>