O Inatel marcou presença no evento promovido pela TelComp – Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas e Confea – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, na sexta-feira, dia 7, que debateu os desafios para a infraestrutura das redes de telecomunicações no Brasil.
O gerente de projetos Leonardo Luciano de Almeida Maia, falou sobre 5G e 6G e o quanto estas tecnologias necessitam da infraestrutura de Telecomunicações. O evento contou também com o egresso e presidente da Associação de Ex-Alunos do Inatel (Adinatel), Marcius Vitale, membro do grupo de trabalho 5G do Confea.
Programa apresentado:
– Boa vinda aos participantes – Economista Luiz Henrique Barbosa – Presidente da Telcomp.
– Abertura dos trabalhos – Engenheiro Jorge Bitencourt Conselheiro do Confea.
– Exercício Profissional em Telecomunicações, Nova lei de licitações, Compliance e Mitigações dos riscos nas atividades envolvendo Operadoras, Empresas Competitivas e ISPs – Eng. Eletric. Rogerio Moreira Lima Coordenador Nacional Adjunto CCEEE-CONFEA.
– Infraestrutura – Crítica de Telecomunicações – Ações para a implementação de melhorias da infraestrutura para atendimento as necessidades do 5G – Engenheiro Marcius Vitale – CEO da Vitale Consultoria, membro do GT 5G do Confea e Presidente da Adinatel.
O tema apresentado pelo especialista, mostrou com dados precisos a situação atual da infraestrutura aérea e subterrânea de cabos de telecomunicações instalados em todo o Brasil. Por se tratar de um tema sensível para o sucesso da implantação do 5G no país, ressaltou diversas medidas que se adotadas, poderão minimizar os problemas hoje detectados na planta instalada e a importância no desenvolvimento de soluções topicalizadas que poderão ser adotadas nos próximos anos. Ressaltou também a importância do compartilhamento da infraestrutura entre os diversos atores envolvidos nos projetos, com a adoção de novas técnicas de compartilhamento.
– Fiscalização da infraestrutura aérea de telecomunicações utilizando IA – Inteligência Artificial – Engenheiro Cassio Sarmento Garcia – Desenvolvimento de Negócios & Arquiteto de Soluções da FITEC.
A apresentação do representante da FITec (Fundação para Inovações Tecnológicas) focou na solução para cadastro e fiscalização dinâmica de redes aéreas de telecomunicação, solução inovadora que utiliza algoritmos de visão computacional desenvolvidos por pesquisadores desta instituição para garantir a máxima eficiência e produtividade na fiscalização do correto uso dos postes para rede de acesso de telecom.
– Princípio das Redes 5G – 6G sob a óptica do INATEL – Engenheiro Professor Mestre em Engenharia de Telecomunicações do Inatel Leonardo Luciano de Almeida Maia.
Foi apresentado um breve histórico das redes comunicação móveis com foco nas redes 5G e as pesquisas para o 6G. Dois aspectos principais que impactam na infraestrutura da rede foram enfatizados: ondas milimétricas e tamanho das células “Macro e Femto Células”. A flexibilidade exigida para o 5G trará grandes desafios para a instalação dos equipamentos de acesso pois serão necessários muitos equipamentos, devido a pequena área de cobertura nas ondas milimétricas Justamente nas áreas densamente povoadas, denso urbano, acredita-se que haverá a necessidade de se utilizar altas frequências com cobertura de dezenas ou centena de metros. A acomodação dos equipamentos necessários será um grande desafio, embora o tamanho dos equipamentos sejam bastante reduzidos em comparação com os equipamentos de acesso das gerações anteriores.