«

»

nov 09

Empresa Samba – Motivação e Liderança

 

 

O Samba é uma mistura de diversos estilos musicais de origem afro-brasileira.

Uma das suas características básicas são os instrumentos de percussão.

Normalmente as letras dos sambas contêm histórias do cotidiano de quem vive nas cidades, com destaque às classes menos privilegiadas.

Dentro desta família musical, o Samba Enredo é a mola mestra das Escolas de Samba.

As Escolas de Samba tem um forte comando e uma estrutura bem determinada, a saber: comissão de frente, carro abre alas, mestre sala e porta bandeira, alas ou setores, compositores, bateria etc

Os líderes que comandam, são normalmente descobertos dentro das próprias comunidades. São muito respeitados pelos integrantes da Escola e com um simples gesto, um olhar, um apito, são imediatamente obedecidos.

Cada setor tem um líder e seu comando é respeitado por todos os integrantes daquela ala.

O ritmo, a harmonia, e o prazo final (cronograma) têm que ser rigorosamente cumpridos, para que a Escola não perca pontos e/ou seja, desclassificada.

Uma Empresa Samba (como uma Escola de Samba), representa um misto de diversos modelos de gestão (Clássico, Jazz e Rock).

Os colaboradores devem ser criativos e vibrantes como o Jazz, seguir um rígido cronograma como o Clássico, ter um modelo de criação determinado, como no Rock e focado no Samba Enredo e no tema escolhido pelos integrantes da Escola.

Como exemplo de Empresa Samba podemos comparar a sua estrutura com a de uma empresa de construção civil, que deve ter projetos inovadores, cumprindo os prazos de execução da obra num tempo determinado e com uma qualidade diferenciada, atendendo plenamente os anseios dos clientes finais. Empresas do segmento de serviços, também podem ser enquadradas nesta classificação.

Finalizando, lembramos dos Call Centers que possuem características próprias, onde o atendimento ao usuário deve ser prestado com eficiência, clareza, cordialidade, dentro de determinado tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>