4ª reunião ordinária do Grupo de trabalho CIDADES INTELIGENTES
Publicado em: 15 de julho de 2021
- A 4ª reunião ordinária do Grupo de Trabalho Cidades Inteligentes, que aconteceu no dia 13 de julho, foi marcada por palestras sobre Ordenamento das Redes de Telecomunicações Aéreas em Postes.
O eng. eletric. Marcius Vitale, CEO da Vitale Consultoria, Coordenador do Grupo de Infraestrutura de Telecomunicações do SEESP e Presidente da Adinatel, apresentou algumas técnicas para o Reordenamento de Redes de Telecomunicações em Postes e, o eng. mec. Carlos Augusto Ramos Kirchner, Diretor do SEESP e Presidente do Coinfra, apresentou o Case da Cidade de Bauru – Projeto Coinfra.
Coordenada pela eng. eletric. Catterina Dal Bianco, participaram da reunião o eng. eletric. e coordenador da Câmara de Engenharia Elétrica do Crea-MA, Rogerio Moreira Lima, os engenheiros eletricistas Patryckson Marinho, Mauricio Machado, superintendente de Fiscalização do Crea-MA, eng. mec. Wesley Assis, e o Assessor Jurídico das Câmaras Especializadas, Alexsandro Bastos.
O eng. eletric. Mauricio Machado de Oliveira colocou a importância do ordenamento das Redes de Telecomunicações que compartilham os postes da Rede de Distribuição de Energia Elétrica, e a importância que o GT Cidades Inteligentes do CREA-MA proponha no seu relatório final esse ordenamento por minuta a prefeitura municipal com vistas a garantir qualidade e segurança na prestação dos serviços de telecomunicações.
Para o eng. eletric. Patrycsson é preciso considerar alguns pontos: como se alcança o ponto ótimo entre o uso do espaço público no posteamento aéreo destinado às empresas de telecomunicações e a concorrência no setor visto as liberações quase que automáticas por parte da ANATEL nas concessões para novos provedores de serviço de comunicação? E diante da ocupação que extrapola muitas vezes o espaço público permitido no posteamento aéreo que afeta a qualidade dos serviços de comunicações, há o que se fazer?
O Coordenador da CEEE/CREA-MA, eng. eletric. Rogerio Moreira Lima, alertou sobre os riscos e acidentes que tem ocorrido envolvendo provedores de internet e a preocupação do CREA-MA para que se tenham ações preventivas alertando ao GT Cidades Inteligentes a importância para uma proposta do GT sobre o reordenamento das Redes de Telecomunicações em postes.