«

»

mar 06

Especialistas alertam para importância do planejamento nas obras de infraestrutura de telecomunicações das cidade

Matéria realizada por Boox Comunicação.

Engenheiro Marcius Vitale participa do FTTH Meeting Business

Dezenas de profissionais participaram da 8ª temporada do FTTH Meeting Business, nesta sexta-feira, dia 05 de março. A conferência técnica reuniu alguns dos maiores especialistas do país, em palestras sobre conceitos fundamentais às boas práticas de implantação de infraestrutura de redes de telecomunicações.

Voltado aos provedores de acesso à internet por banda larga, o evento é conhecido por proporcionar networking e dar oportunidade do participante frequentar a Feira de Negócios, promovida pelos organizadores, além de dar acesso a palestras e debates com renomados especialistas da área. Participaram do evento os engenheiros Emerson Santos, Camilo Damião, Tatiane Figueiredo e Magnus Cavalcanti, Marcius Vitale e Sérgio A. Palazzo.

Entre os temas tratados, vale destacar a palestra do especialista Sérgio Palazzo que alertou os técnicos para a grave situação observada na maioria das grandes cidades, “A poluição do subsolo dos grandes centros urbanos é uma realidade e a tendência é termos uma piora gradativa dos riscos e acidentes com técnicos e população local”.

Ele ainda frisou que informações e a legislação sobre o assunto são muitas vezes ignoradas, o que dificulta o planejamento, cronograma e estimativa de custos, que são fundamentais para o sucesso de qualquer obra de construção de redes, “Na Engenharia reduzimos o risco, mas não o eliminamos, por isso esse estudo e planejamento precisam ser feitos com responsabilidade.

Opinião compartilhada por Marcius Vitale, engenheiro e também especialista no assunto, que em sua explanação enfatizou que a construção de redes subterrâneas de telecomunicações precisa minimizar a escavação com valas abertas que geram recomposições nos pavimentos asfálticos e calçadas onerando o valor da obra.

Ambos defendem o MND – Método não Destrutivo – que tem ampla aplicação em outros segmentos do mercado como redes de energia, água, gás e esgoto, pois reduz danos à cidade, ao meio ambiente e à população. “Com a chegada do 5G é preciso ter uma visão de longo prazo quando o assunto é telecomunicações. A gestão da Infraestrutura urbana precisa ser mais confiável, ordenada e a implantação de redes utilizando o método MND pode ser uma opção técnica a ser estudada”, comenta Vitale.

Vitale que também é músico aproveitou a ocasião para fazer um comparativo pertinente, “Nos shows de Jazz costumamos dizer que as improvisações são muito bem vindas, mas na Engenharia é nefasta”, se referindo à importância do planejamento na realização de qualquer obra na área.

Vídeo da apresentação:  https://youtu.be/VRCQelU4YPY

O próximo evento online está marcado para o dia 23 de abril.

Mais Informações: 

Boox Comunicação – helydagomes@booxcomunicacao.com.br

Assessora  de Imprensa- 11 97725-1277 – Helyda Gomes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>