«

»

abr 26

Miopia Digital

Miopia 02

 

Miopia digital é uma notória evidência da falta de visão do que vem ocorrendo na conjugação do marketing 4.0 com a IoT – internet das coisas e RPD – rádio peão digital.

Rádio peão digital – RPD, por definição, é um mecanismo real, utilizado pelas pessoas de um grupo, conectados numa rede social, para fazer circular informações que estas mesmas pessoas consideram importante para suas necessidades.

A rádio peão é onipresente no mundo das comunicações digitais, não possui estrutura formal ou permanente, não está sob controle ou direção de integrantes, move-se em todos as direções dentro da rede mundial, onde todos os internautas podem dela participar.

Por ser totalmente informal e ter abrangência mundial, ela estende seus braços para todas as comunidades, invadindo todos os espaços conectados no mundo web.

Uma característica da rádio peão digital é que ela é infalível, responde a todas as dúvidas surgidas sobre determinado assunto de interesse.

Pela rádio peão circulam informações de todo tipo e o enfoque primordial é a circulação de rumores e boatos, assim como ao que denominado de fake news (notícias falsas). Para os novos tempos, temos que nos preocupar com os conteúdos veiculados nas redes sociais.

Uma nota provocativa e/ou mesmo negativa, pode macular a imagem da sua organização, sendo muitas vezes de difícil recuperação. Um ponto relevante é que o acesso à informação ficou facilitado, fazendo com que o consumidor fique dependente das notícias e conteúdos gerados por terceiros, fato este que pode ser útil ou prejudicial a sua marca.

Finalmente, a última característica da RPD diz respeito a sua indestrutibilidade, isto é, mesmo contra o desejo e a boa vontade dos internautas pertencentes a rede, a rádio peão digital é indestrutível, justamente pela forte interação entre as pessoas conectadas.

Já o marketing 4.0 é a nova tendência para divulgação da sua linha de produtos e serviços, ele procura atender plenamente os sentimentos humanos dos consumidores, criando laços personalizados e duradouros com seu público-alvo, daí a necessidade de um rígido acompanhamento da sua imagem via rede.

A partir dos conceitos desenvolvidos para o marketing 3.0, no qual as preocupações e anseios do consumidor são considerados, transformando-os em embaixadores da sua marca, pontos importantes passaram a ser observados por eles, tais como: engajamento com o meio ambiente, causas sociais, sustentabilidade e ética.

Como exemplo: estes pontos exigidos pelos consumidores, forçam as empresas a aderirem aos citados preceitos ou seja, respeito ao meio ambiente, criando produtos com embalagens biodegradáveis e atendimento integral aos princípios de respeito ao planeta são itens fundamentais e devem ser implementados.

O terceiro conceito, IoT, é que tudo está sendo conectado o tempo todo através da internet das coisas. O mundo se tornou pequeno e totalmente interligado, outra evidência que deve ser acompanhada, estudada e entendida por todos.

Como gravitar nessa profusão de novas tecnologias, aplicativos revolucionários, comunicação instantânea, o que é positivo e o que é negativo,  este é um ponto que deve ser plenamente compreendido e um grande desafio a resolver, conforme citei, deve ser observado e acompanhado por experts em comunicações digitais.

Como as coisas estão acontecendo rapidamente, tenho observado que uma grande massa de gestores, ainda não está antenada com o que está ocorrendo no mundo da comunicação e marketing, continuam imersos no mofado mundo analógico de décadas passadas.

Para não ser atropelado pelo trem da modernidade e da tecnologia, é importante estar atento para poder sobreviver e atuar nestes novos tempos. Retirar a venda dos olhos é necessário para observar o futuro que já está presente, curando ao que denomino de Miopia Digital.

Frases do pai do marketing moderno – Philip Kotler:

– “Se você criar um caso de amor com seus clientes eles próprios farão sua publicidade.”

– “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-los.”

– “Satisfação é o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação de desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa.”

– “As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.”

– “A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”

– “O marketing 4.0 aproveita a conectividade máquina a máquina (M2M), e a inteligência artificial (IA), afim de aumentar a produtividade do Marketing, enquanto aproveita a conectividade humano a humano (H2H) a fim de reforçar o envolvimento do consumidor.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>